Plataforma corporativa de saúde e bem-estar para equipe de empresas.

UX Design | UI Design | Digital | Statup | Plataforma
🚀 Criar jornada dos usuários baseado nos Sprints junto a startup e estabelecer eficiência na usabilidade e permissões de cada tipo de usuário (RH e colaboradores)
🎯 RH enviar atividades para os colaboradores, analisar avaliações e gerenciar usuários;
🎯 Colaboradores recebem atividades (participar ou não) e avaliar atividades.

DURAÇÃO

1 mês

FERRAMENTAS

Figma, miro

RESPONSABILIDADE

Identificar falhas no fluxo dos usuários, diminuir jornada, aumentar a eficiência na usabilidade, desenvolvimento de uma nova interface, design responsivo

Apostar no bem-estar de funcionários é um investimento com retorno, um tipo de via de mão dupla que beneficia o colaborador e, consequentemente, a empresa. O empresário ainda destacou que investir em melhorias internas, como programas de gamificação, é benéfico para todos dentro e fora do ambiente corporativo, fazendo com que os colaboradores se sintam mais saudáveis e confortáveis com seu estado físico, emocional e social, gerando um clima descontraído e energizando os objetivos do indivíduo na relação com a companhia.

Dessa forma, a startup veio a nós para com a ideia de desenvolver a experiencia do usuário e identidade para uma plataforma onde o time de RH pudesse se conectar com os colaboradores através de atividades de saúde e bem-estar organizadas pela empresa.

Processos de design, definição dos requisitos e funcionalidades da plataforma

Como a startup já tinha desenvolvido, testado e validado seu MVP, iniciamos o projeto promovendo um Sprint com os desenvolvedores da Air Club para entender as funcionalidades que eles queriam. Após esta sessão de ideação, organizamos as prioridades utilizando a metodologia de Now, Next, Later, elencamos o nível de cada requisito e criamos o backlog.

A partir disso, avançamos na definição do UX/UI da plataforma, onde determinamos os tipos de usuários, sua jornada e permissões, além do design de interface.

Usuários e princípios de design

Nosso objetivo é entregar e incentivar o time para cuidar da saúde sem afetar sua produtividade no trabalho

Time de RH

Construímos o fluxo do RH como um usuário administrador. Ele tem acesso a todos os parceiros da Airclub, datas e horários das atividades disponíveis e a um dashboard com dados das avaliações NPS, atividades mais requeridas, divisão por gênero e o saldo de créditos que a empresa possui.

Princípios de design

Os princípios foram montados com o objetivo de fornecer ao time de RH eficiência e agilidade para escolher uma atividade e proporcionar interações e cuidado com os demais colaboradores da empresa.

1. Visão geral do uso dos colaboradores

2. Descrição breve e direta das atividades

3. Preencher dados das atividades de forma intuitiva

4. Enviar e receber comunicados dos colaboradores de forma rápida

5. Gerenciar status dos usuários cadastrados

Colaboradores

Por ser o lançamento da plataforma da startup, tivemos que diminuir os riscos e erros. Logo, optamos por não disponibilizar os parceiros aos colaboradores por questões de segurança e organização. Dessa forma o RH envia um convite de uma atividade para os colaboradores onde eles tem a opção de aceitar ou negar.

Princípios de design

Os princípios dos colaboradores foram montados com o objetivo de comunicar de forma direta a respeito de uma atividade e se ele quer participar ou não.

1. Comunicar apenso o necessário

2. Priorizar a experiência do usuário

3. Fornecer lugar de fala do usuário

Métricas

Como pensamos em medir o sucesso da plataforma?

Pelo fato do projeto ter sido de curto prazo, precisávamos ter algumas métricas em mente para garantir que o design fosse bem-sucedido.

Avaliação NPS da plataforma, das atividades enviadas e atividades realizadas

Dar lugar de fala paro os colaboradores é prioridade.

Avaliação NPS dos colaboradores

Mostrar os dados para o RH em um dashboard e no perfil de atividades que ja foram realizadas.

User flow e interações

Utilizei os insights sobre os pontos chaves da plataforma para segmentar e priorizar as interações em cada tela

Time de RH

Protótipos finais Time RH

Dashboard

O dashboard centraliza os dados mensais, semestrais e anuais de número de colaboradores cadastrados, solicitações, acesso ao aplicativo, atividades finalizadas, avaliações das atividades dos usuários, frequência de solicitações e divisão das solicitações por gênero.

1. Filtro de tempo (mês, semestre e ano)
2. Dados gerais
• Nº de colaboradores
• Solicitações
• Atividades favoritadas
• Acesso ao aplicativo
• Atividades finalizadas
3. Atividade mais avaliadas

4. Frequência de dias e horas da solicitação

5. Divisão por gênero

6. Avaliação NPS da plataforma

Atividades

No menu de atividades o Time de RH visualiza uma tab das categorias das atividades e os cards de cada atividade com suas informações.

1. Tabs das categorias das atividades
2. Cards das atividades
• Imagens da atividade
• Título da atividade
• Endereço da atividade
• Número máximo de colaboradores
• Duração da atividade
• Local da atividade
• Valor da atividade
• Botão para selecionar a atividade
Selecionando a atividade o usuário é direcionado para uma tela com uma descrição mais ampla sobre a atividade e é nesta etapa que será selecionado a data, o número de colaboradores que iram participar e o local da atividade.
1. Descrição da atividade
2. Comentários de colaboradores
3. Comentários de colaboradores
• Data
• Tempo da atividade
• Número de colaboradores
• Local da atividade
• Valor
• Botão para agendar atividade

Solicitações

No menu de solicitações estarão as atividades que foram solicitadas mais ainda não forma realizadas e o históricos das atividades que já aconteceram.

1. Atividades agendada
• Titulo da atividade
• Número de colaboradores
• Avaliação da plataforma
2. Histórico de atividades
• Título da atividade
• Status da atividade
• Número de colaboradores
• Número de avaliações enviadas
• Avaliação da plataforma
• Avaliação da atividade
• Botão para ver as informações da atividade

Clicando nas atividade que foi agendada, o usuário é direcionado para uma tela onde sua principal função é enviar um lembrete para os colaboradores que iram participar .

1. Botão para enviar lembrete aos colaboradores
2. Contagem regressiva
3. Informações da atividade

Clicando nos cards das atividades do histórico, o usuário visualiza o feedback dos colaboradores.

1. Informações da atividade
• Data de início e fim
• Local
• Número de colaboradores presentes
• Custo
• Comentários
2. Avaliação NPS da atividade

Colaboradores

No menu de colaboradores o Time de RH visualiza todos os colaboradores cadastrados no perfil da empresa. Mostrando o nome da empresa, total de colaboradores e colaboradores inativos e cancelados.

1. Lista de colaboradores
• Foto do colaborador
• Nome e sobrenome
• Cargo
• Email
• Celular
• Status (Ativo, inativo e cancelado)
2. Empresa e seus colaboradores
• Nome da empresa
• Total de colaboradores
• Colaboradores inativos
• Colaboradores cancelados
3. Botão para adicionar colaborador

Para adicionar um colaborador é preciso preencher um formulário. Clicando em ”adicionar”, o colaborador receberá um email para confirma seu cadastro, dessa forma ele atualiza seu status de ”inativo” para ”ativo”.

1. Formulário “Novo colaborador”
• Foto do colaborador
• Nome e sobrenome
• Cargo
• Email
• Celular

Perfil Time RH

1. Carteira da empresa (Air coins)
2. Botão para comprar créditos
3. Dados da empresa
• Endereço
• Email
• Celular
4. Colaboradores
5. Atividades recentes

User flow e interações

Colaboradores

Protótipos finais Time RH

Login colaborador

Confirmando o email enfiado pelo Time de RH o colaborador é direcionado para a tela de registro, onde ele vai confirmar seu nome e email e criar sua senha de acesso.

Atividades

Na primeira etapa de lançamento da plataforma os colaboradores não terão acesso as parceiros por motivo de controle da Airclub.
Dessa forma, o time de RH vai escolher as atividades e elas vão aparecer na tela de atividades dos colaboradores. Logo, as atividades seriam organizadas por ordem de chegada.

Solicitações enviadas e atividades

O menu de solicitações mostra as atividades que o colaborador vai participar e já participou e ele pode enviar uma avaliação da atividade e da plataforma da Airclub

Perfil do colaborador

O perfil do colaborador mostra:

  • As atividade que jé realizou e recomenda atividades que combine com seu perfil;
  • Seus dados de cadastro e status;
  • Insígnias (Estas insígnias ajuda a plataforma a recomendar atividades que se assemelham ao colaborador)

Conclusão

Este projeto ajudou MUITO a Airclub a entender as dores e necessidades dos seus usuário, algo que sempre tiveram dificuldade

Desenvolver do zero a primeira plataforma da startup foi uma experiência incrível e uma oportunidade única. Como a startup estava no início da aceleração, sua equipe era reduzida e limitada em termos de processos de design. Pude colocar em prática algumas metodologias, testes e interações com os usuários. Embora o projeto tenha sido aprovado pelo público-alvo, senti falta de ter mais contato com os colaboradores, o departamento de recursos humanos e os parceiros da Airclub.

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